O Observatório
Apresentação
O Observatório da Guerra Rússia e Ucrânia é uma plataforma criada pela Comissão de Direito Internacional da seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil (CDINT / OAB-RJ) para a divulgação de notícias atualizadas sobre a guerra entre os dois países.
Mais do que um espaço de divulgação de notícias, o Observatório da Guerra Rússia e Ucrânia se propõe a ser um espaço de análise e de estudos dos acontecimentos a partir da observação imparcial dos fatos.
O Observatório da Guerra se compromete a atuar através de identificação da fonte midiática e de averiguação da veracidade da notícia, que será disponibilizada em sua plataforma, garantindo o real e efetivo direito à informação à sociedade.
Funcionamento
O Observatório da Guerra Rússia e Ucrânia disponibilizará atualizações a cada três dias através da divulgação da notícia e de suas fontes a partir de quatro eixos de análise.
Eixos de Análise
Os eixos de análise apontam as áreas em que o Observatório da Guerra Rússia e Ucrânia terá incidência com a divulgação e atualização de notícias que integrem esses eixos.
Os eixos de análise são:
- Aspectos Geopolíticos da Guerra.
- Caráter Humanitário da Guerra.
- Atuação das Organizações Internacionais na Guerra.
- Ações e Aspectos Bélico-Militar da Guerra.
Lançamento
O Observatório da Guerra Rússia e Ucrânia acontece no dia 17 de março de 2022, após deliberação e aprovação por membros da CDINT / OAB-RJ em reunião ordinária no mês de março. Na mesma data, a CDINT / OAB-RJ lança o seu portal para a divulgação de eventos, debates e notas sobre sua atuação jurídica no campo do Direito Internacional.